Leia e guarde estas dicas. Elas são ideais para você que deseja compreender, educar e conviver melhor com os filhos adolescentes
1. Meu filho está bebendo muito
Dê o exemplo. Se os filhos vêem os pais bebendo regularmente entendem que o comportamento é normal. Explique a eles os riscos de beber em excesso.
2. Meu filho está fumando
Se você ou seu marido fumam, tentem não fazê-lo na frente dos seus filhos, ou, melhor ainda, tomem a decisão de parar de fumar e envolva-os no processo. Alerte os seus filhos sobre os malefícios do cigarro.
3. Meu filho está viciado em Internet
Estabeleça horários para o uso do computador, mas não proíba totalmente o seu uso - ele é uma parte muito importante da vida dos adolescentes.
4. Meus filhos brigam sem parar
A menos que alguém esteja machucado, não interfira. Se preciso ofereça apoio a cada um em particular. Fazer comparações e rotular os filhos provoca insegurança e ressentimento.
5. Meu filho me desafia
Estabeleça uma comunicação positiva com seus filhos. Mostre que respeita as diferenças de opinião entre vocês, mas que como mãe você é quem estabelece regras e limites.
6. Meu filho está muito distante
É normal que os adolescentes se afastem um pouco da família nesta fase da vida. É uma forma de desenvolver independência. Mostre interesse por assuntos que ele gosta, isso aproximará vocês.
7. Meu filho é agressivo
Geralmente explosões de raiva são uma válvula de escape para disfarçar sentimentos como tristeza, medo ou culpa. Procure descobrir as verdadeiras razões da agressividade e diga quanto.
8. Meu filho anda com más companhias
A menos que os amigos de seu filho apresentem algum comportamento que o coloque em risco, não proíba que eles freqüentem a casa. Explique o tipo de atitude que a incomoda e dê exemplos de outros amigos que tenham atitudes positivas.
9. Meu filho não quer estudar
Muitos pais oferecem prêmios para os filhos estudarem ou então os ameaçam quando chegam com notas baixas. Essa prática não é eficaz a longo prazo. O adolescente precisa entender a importância que o estudo tem e terá na sua vida.
10. Meu filho quer fazer uma tatuagem, piercing ou pintar o cabelo
Você pode argumentar que é melhor esperar até que ele seja mais velho. Se for inevitável, converse com ele para que escolha um lugar discreto. Lembre-se: piercing e tintura podem ser removidos.
FONTE: MdeMulher.abril.com.br










Nenhum comentário:
Postar um comentário