quarta-feira, 1 de julho de 2015

Elogiar as pessoas pode transformar a relação entre vocês



No palco das relações humanas, fica muito claro o quanto é complexo conviver pacificamente. É preciso sabedoria, tolerância, compaixão e muita compreensão, porque por mais rudeza que alguém demonstre em seu comportamento, dentro dele mora um filho de Deus, com potencialidades ainda ocultas, e muitos medos, traumas e carências de ordem afetiva e emocional para serem curados.

• É através do elogio que você vai construir pontes entre você e os que o cercam, derrubando os muros da arrogância e do egoísmo, duas posturas de vida que nos distanciam das realizações.

• A melhor forma de se aproximar das pessoas e conquistá-las para o seu modo de pensar é elogiar o seu progresso, por menor que seja, e incentivá-las continuamente, de preferência em público, para que todos se sintam motivados a crescer também.

• E o mais recompensador é que, ao reconhecer o valor do outro, você ativa um círculo virtuoso, atraindo para perto de si, naturalmente, pessoas incentivadoras, cheias de gratidão e entusiasmo.

• Caso precise fazer uma crítica, para que ela seja realmente eficaz e não provoque ressentimentos, atente para isso: fale com a pessoa em particular e expresse primeiro os seus próprios erros e dificuldades.

• Em seguida, faça um elogio merecido, encaixe a crítica necessária e finalize com mais um elogio, deixando na outra pessoa a sensação de que o erro dela será fácil de corrigir.

• Guarde bem: condenações e queixas são posturas de distanciamento, enquanto que elogios e agradecimentos são fantásticas atitudes de estreitamento dos laços afetivos, sociais e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário