terça-feira, 2 de abril de 2019

Quando as redes sociais podem se tornar um problema?


O impacto que as redes sociais têm em nossas vidas trouxe muitas mudanças positivas, porém é preciso ficar atento para os malefícios que o seu uso indevido pode trazer. Em análise a um estudo da Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês), do Reino Unido, foi confirmada que o uso das redes sociais está ligado a exposição da imagem pessoal. Dentre as redes sociais pesquisadas, o Instagram foi considerado como mais problemático à saúde mental dos jovens. 

O aspecto da exposição de imagem está realmente associado com o imediatismo. A justificativa para a crescente preferência (do uso do Instagram) está ligada ao aspecto visual e ao foco do “aqui e agora”. A imagem tem uma alusão do real e as pessoas buscam causar reações e sensações com suas fotos.

Entretanto, nem sempre os comentários e/ou discussões são de formas positivas. O retorno negativo de uma postagem pode acarretar uma série de problemas aos usuários, principalmente se este for um jovem que está em processo de transformação e descobrimento.

De acordo com a pesquisa da RSPH, de 14 fatores pesquisados, o Instagram foi reprovado em 7 aspectos. Sendo que, para os jovens, o aplicativo afeta negativamente a autoestima devido a imagem corporal, o sono (ou está associado a transtornos decorrentes das poucas horas dormidas) e ao medo da exclusão em eventos sociais. A pesquisa apontou ainda que os jovens acreditam que a rede social possa estimular o assédio digital, gerar ansiedade, além de sintomas depressivos e a sensação de solidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário